Instalações Elétricas em Blumenau SC

Dicas para a Economia de Energia na Instalação Elétrica

Economia de Energia na Instalação Elétrica
Sumário

A economia de energia na instalação elétrica pode fazer toda a diferença nas contas no fim do mês. Por isso, exige atenção, análise e verificações periódicas por parte do proprietário do estabelecimento ou residência.

Neste texto, descrevemos algumas considerações que podem ajudá-lo a ter mais eficiência energética com um custo menor. Confira!

Para saber mais sobre o assunto, leia também o artigo: Principais Riscos e Perigos da Instalação Elétrica Mal Feita

Dicas para a Economia de Energia na Instalação Elétrica
Dicas para a Economia de Energia na Instalação Elétrica

7 Dicas para a economia de energia na instalação elétrica

Algumas medidas mais simples já podem ajudá-lo a conquistar uma maior economia de energia na instalação elétrica. Porém, é importante ter em mente que a parte elétrica de um empreendimento ou residência precisa de um monitoramento constante.

Isto é, não basta fazer uma boa instalação e esperar que isso baste. Com o passar dos anos, a manutenção preventiva e as trocas recomendadas devem acontecer. Assim, além de economizar mais energia e aumentar a eficiência energética, também se torna possível aumentar a segurança nos espaços internos.

Portanto, tenha isso em mente e leve em conta, também, os apontamentos abaixo:

1. Invista em mão-de-obra capacitada

Antes de qualquer coisa, a instalação elétrica precisa ser feita por quem entende do assunto. Apenas dessa forma é que se torna possível ter uma instalação elétrica predial ou comercial que supra todas as necessidades com segurança e eficiência.

Caso contrário, a falta de experiência e qualificação pode fazer com que a instalação seja mal feita, resultando em maiores custos no fim do mês. E tudo isso sem levar em conta, ainda, a falta de segurança que a má instalação é capaz de proporcionar, não é mesmo?

Portanto se você procura profissionais altamente qualificados para fazerem Instalações Elétricas em Blumenau, conheça a ABJ Elétrica.

7 Dicas para a economia de energia na instalação elétrica
7 Dicas para a economia de energia na instalação elétrica

2. Invista em aparelhos elétricos de potência menor

Além de investir em uma mão-de-obra qualificada, é muito importante que você também considere escolher bons aparelhos elétricos na hora de conquistar mais economia de energia na instalação elétrica.

Afinal de contas, aparelhos com potência mais elevada tendem a consumir mais energia, por motivos óbvios. E esse consumo a mais pode fazer toda a diferença no fim do mês. 

Sendo assim, sempre verifique a embalagem dos equipamentos que você adquire, visando estabelecer compras mais assertivas e econômicas.

Leia o artigo: O que é uma Instalação Elétrica de Baixa Tensão? Entenda!

3. Use lâmpadas de led na sua casa ou empresa

As lâmpadas de led consomem menos energia do que as outras opções convencionais que estamos acostumados a ver em casas e estabelecimentos.

Embora elas possam ser mais “caras” na hora de adquirir, podem resultar em mais economia no longo prazo.

Primeiro porque consomem menos energia elétrica, e segundo porque duram anos, o que reduz os custos com a compra de lâmpadas novas.

Se você é de Navegantes, consulte esta página: Instalações Elétricas em Navegantes.

Economia de energia na instalação elétrica

4. Adquira materiais de qualidade e que sejam eficientes

Não existe truque capaz de garantir a economia de energia na instalação elétrica se você, simplesmente, adquirir materiais de baixa qualidade e de procedência duvidosa. Inclui-se aqui as tomadas, a fiação, entre outros. 

Verifique a procedência dos materiais que você compra, e não cometa o equívoco de trocar o certo pelo duvidoso. Se algo está muito abaixo do preço do mercado, desconfie, pois há chances de se tratar de um tipo de produto de baixa qualidade, que custará mais caro mais tarde – devido à necessidade de manutenções na parte elétrica e até mesmo perda de equipamentos pela ineficiência da instalação.

Inclusive, convidamos você para ver o nosso conteúdo sobre os principais riscos e perigos da instalação elétrica mal feita. Não deixe de conferir!

Economia de Energia na Instalação Elétrica
Invista em aparelhos elétricos de potência menor

5. Mantenha a manutenção preventiva da instalação elétrica

A manutenção elétrica preventiva, embora não seja feita durante a instalação em si, também deve ocorrer de forma periódica.

Isso porque essa manutenção abre caminho para que o profissional detecte patologias na instalação de forma precoce, podendo saná-las a ponto de proteger a instalação e diminuir as chances de danos.

Diminuindo as chances, é possível:

  • Economizar com o conserto que poderia ser necessário no caso de perdas e danos.
  • Economizar por não haver a necessidade de comprar novos equipamentos, pois o problema pode ser sanado antes de acontecer algum tipo de queima de aparelho eletrônico, por exemplo.
  • Garantir a segurança de todos, diminuindo os riscos de acontecer acidentes que custariam o bem-estar e até mesmo investimentos em tratamentos médicos.

Conte com a ABJ Soluções Elétricas para a realização de Manutenção Elétrica Preventiva em Blumenau.

6. Adote os sensores de movimento

Os sensores de movimento também podem ajudar na economia de energia na instalação elétrica. Isso porque você não terá aquele risco de manter lâmpadas acesas sem que haja alguém no recinto.

Elas apenas acenderão quando detectarem a movimentação de alguém. Da mesma forma, vão apagar quando não detectarem mais nenhum movimento, garantindo que os espaços só sejam iluminados de forma estratégica.

Esse tipo de instalação é adequado para áreas como:

  • Parte externa do empreendimento.
  • Garagens e estacionamentos.
  • Escadarias.
  • Corredores e áreas comuns.
  • Banheiros.
  • Entre outras.

Veja também: Qual a importância do aterramento elétrico?

Economia de Energia na Instalação Elétrica
Como economizar energia na Instalação Elétrica?

7. Opte por incluir o paisagismo nos ambientes internos

Você sabia que incluir projetos de paisagismo nos ambientes internos também é uma excelente forma de conquistar uma boa economia de energia na instalação elétrica? Nós explicamos por que isso acontece!

Basicamente, quando temos plantas nos ambientes internos, tendencialmente o clima fica mais agradável, pois os vegetais têm o poder de refrescar o espaço – além de deixarem o ar mais confortável e ideal para quem tem alergias.

Sendo assim, é possível conquistar a redução de consumo de ar condicionado, pois o calor interno – dentro dos ambientes – poderá ser cada vez menor.

Além do mais, o projeto de paisagismo também torna a sua empresa ou empreendimento mais sustentável, uma vez que contribui para uma melhora no clima de todo o planeta, não só do espaço corporativo.

Incrível, não é mesmo?

Você sabe o que é um Projeto Elétrico? Leia este artigo da ABJ Soluções e tire todas as suas dúvidas.

Invista em soluções que trarão uma economia de energia na Instalação Elétrica
Invista em soluções que trarão uma economia de energia na Instalação Elétrica

Invista em soluções que contribuam para a economia de energia na instalação elétrica!

Com o auxílio da equipe da ABJ Elétrica você pode usufruir de mais economia de energia na instalação elétrica, de forma eficiente e com um excelente custo-benefício.

Desenvolva o seu projeto elétrico com quem tem experiência no ramo e entende do assunto. Saiba mais sobre as nossas soluções de instalações elétricas em Blumenau e usufrua de mais economia, seja na sua empresa, comércio ou empreendimento.

Entre em contato agora mesmo para fazer o seu orçamento e tirar todas as suas dúvidas!

Se você é de Joinville, consulte esta página: Instalações Elétricas em Joinville SC

Economia de energia na instalação elétrica
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Instalações Elétricas em Blumenau
Redator do Site ABJ Soluções Elétricas

Com profissionais qualificados e especialistas no ramo de instalação e manutenção elétrica em Blumenau, utilizamos equipamentos de ponta para melhor atender aos nossos clientes. Temos como objetivo promover a você a melhor experiência, garantindo um excelente custo-benefício e, acima de tudo, a segurança nos seus sistemas energizados.