Instalações Elétricas em Blumenau SC

O que é um Projeto Elétrico? Entenda!

Projeto Elétrico
Sumário

Ao entender o que é um projeto elétrico, fica fácil entender como os eletricistas conseguem montar um esquema complexo de instalação em indústrias e residenciais. Afinal, o projeto elétrico é responsável por garantir uma série de informações e direcionamentos para quem vai fazer uma compra, uma instalação, uma manutenção ou outros serviços na área elétrica de uma estrutura.

Neste artigo, a ABJ Elétrica vai te ajudar a entender mais sobre o que é um projeto elétrico e como ele é importantíssimo para garantir a segurança e performance de um ambiente. Continue lendo.

O que é um Projeto Elétrico?
O que é um Projeto Elétrico?

O que é um projeto elétrico?

Um projeto elétrico nada mais é do que um conjunto de informações, esboçado em texto e desenho, que ajuda o eletricista a desenvolver uma instalação. É como se fosse um mapa.

No entanto, o projeto elétrico não serve apenas para ajudar na instalação. Serve também para ajudar na manutenção e eventuais necessidades de compras técnicas. Afinal, o projeto estará detalhado e descrito com tudo o que tem ou precisa ter naquela estrutura elétrica.

Alguns dados que você vai encontrar em um projeto elétrico, são esses aqui:

  • Circuito de tomadas.
  • Fluxo de cabeamento.
  • Interruptores.

A seguir, entenda mais sobre o que é um projeto elétrico e como ele se aplica de maneira prática no dia a dia dos profissionais.

Para saber mais sobre o tema, leia o artigo: 

Montagem de Painéis Elétricos – O que é? Qual a importância? Onde encontrar profissionais?

Circuito de tomadas

Ao entender que um projeto elétrico é como se fosse um mapa, o profissional terá informações de absolutamente tudo o que ele precisa fazer. É uma planta baixa elétrica, que garante que o profissional capacitado faça tudo de acordo com o que foi planejado.

O circuito de tomadas, por exemplo, estará esboçado e escrito no projeto elétrico. Isto é, o profissional sabe onde cada tomada será instalada, garantindo a execução do projeto criado.

Quem deve saber ler um Projeto Elétrico?
Quem deve saber ler um Projeto Elétrico?

Para isso, ele precisa saber a quantidade de fios que vai usar, a quantidade de capas de tomada que precisa comprar e por aí vai. O projeto elétrico garante uma instalação limpa, segura e eficiente. Contrate os serviços da ABJ Soluções e garanta um serviço de qualidade em implementação de projetos elétricos e instalações elétricas em Blumenau.

Fluxo de cabeamento

Além do circuito de tomadas, o profissional eletricista, ao ler o projeto elétrico, também vai entender o fluxo de cabeamento. Isto é, ele sabe por onde os fios devem entrar, por onde devem sair, onde devem se conectar e quando isso deve acontecer.

Essa informação é importante para garantir a segurança do espaço e também a organização dos fios. Afinal, não basta simplesmente passar os cabos pelas mangueiras. É preciso fazer isso respeitando determinadas medidas, margens e o projeto criado. Afinal, ele foi feito pensando em organização, segurança e praticidade para uma futura manutenção quando for necessária.

Acompanhe também o artigo: O que é uma Instalação Elétrica de Baixa Tensão? Entenda!

Interruptores

Toda a estrutura de interruptores também estará descrita no projeto elétrico. Isto é, o eletricista responsável pela execução técnica de um projeto elétrico, deve saber onde cada interruptor será instalado. E com base nisso, os fios serão inseridos nas mangueiras e levados até as lâmpadas com margem, organização e segurança.

A própria descrição dos fios estará no projeto elétrico, já que cada tipo de consumo demandará de um tipo de cabo.

Um projeto elétrico é realmente muito importante, não é mesmo?

Se você é de São José, consulte esta página: Instalações Elétricas em São José.

Projeto Elétrico

Como funciona um projeto elétrico

Um projeto elétrico funciona de maneira prática e eficiente, desde que ele seja criado dessa maneira. Basicamente, o projeto será responsável por indicar o caminho de uma instalação elétrica. Isto é, o projeto elétrico é como se fosse um mapa, descrevendo todos os pontos de tomadas, interruptores, tipos de fios e como eles devem ser transacionados.

O projeto elétrico é planejado e o profissional que o executará deverá seguir todas as margens e medidas de segurança para que a instalação elétrica funcione. Inclusive, a compra dos materiais necessários estará descrita no projeto elétrico.

Para saber mais sobre o funcionamento de um projeto elétrico, leia este artigo: Montagem de Painéis: O que é? Qual a importância?

Quem deve saber ler um projeto elétrico

O eletricista e o engenheiro elétrico responsável pela obra. Esses profissionais são qualificados e treinados para entender como funciona um projeto elétrico do ponto de vista de planejamento e também de execução.

Como funciona um Projeto Elétrico?
Como funciona um Projeto Elétrico?

O técnico ou engenheiro precisa estar registrado no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Garantindo, assim, a segurança na execução que o projeto precisa.

Se você é de Joinville, consulte esta página: Instalações Elétricas em Joinville SC

Quando é importante ter um projeto elétrico

Agora que você já entendeu o que é um projeto elétrico, podemos explorar também algumas características de instalação. Afinal, onde o projeto elétrico pode ser usado? Basicamente, aqui:

  • Projetos industriais.
  • Instalações residenciais.
  • Instalações prediais.

Sem um projeto elétrico, não há como energizar um ambiente de maneira segura e respeitando as normas necessárias para o correto funcionamento e entrega da energia no local.

A seguir, entenda mais.

Projetos industriais

Uma instalação elétrica industrial é complexa. Afinal, a instalação vai depender de uma série de fatores relacionados ao porte da empresa, necessidade energética, tipo de máquinas, etc.

Quanto maior a necessidade energética, mais complexo é o projeto elétrico, que precisa estar organizado de forma a não ser sobrecarregado e ao mesmo tempo ser muito eficiente.

Para se aprofundar mais no assunto, veja o artigo: Instalação Elétrica Industrial – O que é? Qual a importância? Quem contratar?

Instalações residenciais

Uma instalação elétrica residencial pode ser mais simples, já que o consumo será equilibrado e com equipamentos simples. No entanto, isso não significa que não precisa de um projeto elétrico. Precisa igualmente.

Afinal, a disposição dos cabos e a interpretação da instalação deve ser feita pelo profissional eletricista.

Conheça mais sobre Instalação Elétrica Predial, leia o artigo: Instalação elétrica predial: O que é? Como funciona? Onde contratar?

Instalações prediais

Quando é importante ter um Projeto Elétrico?
Quando é importante ter um Projeto Elétrico?

E ainda, outro lugar que um projeto elétrico é importante e indispensável, é em prédios. Afinal, trata-se de um espaço residencial que precisa de uma organização eficiente de energia. Caso contrário, haverá sobrecarga e queda de energia.

Uma instalação elétrica predial pode ter um nível de complexidade bem grande e por isso um projeto elétrico é fundamental.

Leia o artigo: Instalação Elétrica Comercial – O que é? Qual a importância? Quem contratar?

Diferença entre projeto elétrico e diagrama elétrico

Um projeto elétrico e um diagrama elétrico são parecidos em sua essência. Afinal, o objetivo de ambos é indicar ao eletricista o que ele deve fazer, quando e como. É como se fosse um mapa de instalação de um sistema elétrico.Enquanto que o projeto é o todo, isto é, o projeto inteiro, o diagrama são os desenhos e códigos da instalação elétrica. Com isso, é possível organizar e criar um fluxo de trabalho seguro e eficiente para fazer toda a instalação elétrica de um ambiente residencial ou industrial.

Projeto Elétrico
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Instalações Elétricas em Blumenau
Redator do Site ABJ Soluções Elétricas

Com profissionais qualificados e especialistas no ramo de instalação e manutenção elétrica em Blumenau, utilizamos equipamentos de ponta para melhor atender aos nossos clientes. Temos como objetivo promover a você a melhor experiência, garantindo um excelente custo-benefício e, acima de tudo, a segurança nos seus sistemas energizados.