Instalações Elétricas em Blumenau SC

Manutenção Elétrica Preventiva – Quando fazer?

Manutenção Elétrica Preventiva
Sumário

A Manutenção Elétrica Preventiva deve acontecer de acordo com a norma NBR 5410. Assim, é possível oferecer mais segurança e até mesmo redução de custos para a sua empresa, empreendimento, indústria, etc. 

Neste texto, reunimos uma série de informações importantes sobre o tema, para que você possa investir em uma manutenção preventiva de qualidade. Confira!

Veja também o artigo: O que é uma Instalação Elétrica de Baixa Tensão?

Manutenção Elétrica Preventiva
Manutenção Elétrica Preventiva

O que é Manutenção Elétrica Preventiva?

Como o próprio nome nos dá a entender, esse tipo de manutenção consiste em uma verdadeira inspeção da integridade e do funcionamento de uma instalação elétrica.

Os profissionais responsáveis por essa manutenção irão visualizar cada componente, analisando se há algo que precisa ser trocado e se existem indícios de falhas ou necessidade de intervenção corretiva.

Além disso, por meio desse tipo de manutenção é possível fazer a limpeza de determinados componentes, visando aumentar a vida útil de cada equipamento e elemento presente em um sistema elétrico.

Acima de tudo, essa manutenção tem como objetivo oferecer mais proteção para todo o sistema elétrico de um determinado local. Afinal, muitas vezes, pequenas falhas detectadas precocemente podem ser “curadas”, enquanto que, caso fossem negligenciadas pela ausência da manutenção elétrica preventiva, poderiam se tornar um problema muito maior no fim – resultando em gastos com conserto.

Se você é de Itajaí, consulte esta página: Instalações Elétricas em Itajaí SC

Portanto, a manutenção preventiva garante:

  • O bom funcionamento do sistema;
  • Economia no médio e longo prazo;
  • Segurança;
  • Redução de danos no sistema;
  • Correção precoce de possíveis falhas e danos.

Deseja contratar profissionais qualificados para fazer a Manutenção Elétrica Preventiva da sua empresa, entre em contato com a ABJ Soluções Elétricas. Somos especializados em serviços para Instalações Elétricas em Blumenau.

O que é Manutenção Elétrica Preventiva?
O que é Manutenção Elétrica Preventiva?

Quando devo fazer manutenção preventiva? O que diz a NBR 5410 sobre a periodicidade das manutenções elétricas?

Na realidade, a manutenção elétrica preventiva deve ser feita de acordo com a complexidade e características de um determinado sistema.

Isto é, não existe um único padrão de período para que essa manutenção seja feita. É necessário avaliar, junto com uma equipe qualificada, o que é ideal para o sistema instalado no seu empreendimento, indústria, etc.

Desse modo, deve-se seguir os critérios para cada tipo de instalação. Por isso, se você tem dúvidas de quando fazer a sua manutenção elétrica preventiva, entre em contato conosco para que possamos avaliar o seu caso.

Vale ressaltar, ainda, que estima-se que a manutenção preventiva, em imóveis residenciais, deve acontecer, pelo menos, a cada 10 anos.

Porém, novamente reiterando, é muito importante conversar com uma equipe de profissionais para que o seu sistema elétrico seja avaliado e assim seja possível “prescrever” a periodicidade da manutenção.

Acompanhe também o artigo: Instalação de SPDA – O que é? Qual a função?

Por que devemos fazer a Manutenção Preventiva?

Como vimos no início deste artigo, a manutenção preventiva pode oferecer uma série de vantagens para nós. Afinal, ela visa detectar possíveis intervenções precoces, bem como garante o bom funcionamento de um sistema elétrico.

Assim, quando pensamos nas vantagens da manutenção elétrica preventiva, podemos considerar fatores como:

Manutenção Elétrica Preventiva

1. Redução de custos

Embora algumas pessoas possam acreditar que a manutenção elétrica preventiva seja um “custo”, na realidade você está fazendo um verdadeiro investimento.

Afinal, imagine o seguinte cenário: um empreendimento conta com determinado sistema elétrico. Porém, nunca faz nenhum tipo de manutenção preventiva. Uma falha começa a acontecer no sistema, sobrecarregando alguns componentes importantes.

O tempo passa, e o sistema começa a ter cada vez mais falhas e sobrecargas. Quando para de funcionar, o custo para consertar todos os componentes danificados, por conta da negligência, é muito maior.

Em contrapartida, se a manutenção preventiva fosse colocada em prática com periodicidade, aquele primeiro problema, que mencionamos anteriormente, poderia ser detectado precocemente. E os custos para “consertar” essa falha seriam infinitamente menores, ao compararmos com um sistema todo danificado por conta da negligência.

Por isso, investir em uma manutenção elétrica preventiva é investir em uma redução de custos.

Para contratar bons profissionais que façam um excelente trabalho de manutenção preventiva em serviços de Instalação Elétrica em Blumenau, entre em contato com a ABJ Soluções Elétricas.

Porque devemos fazer a Manutenção Elétrica Preventiva?
Porque devemos fazer a Manutenção Elétrica Preventiva?

2. Maior segurança

Um sistema que recebe uma manutenção preventiva periodicamente tem menores chances de sofrer com panes e danos que poderiam colocar em risco a segurança patrimonial e pessoal.

Afinal, um sistema que não é assistido e não há nenhum tipo de intervenção corretiva pode, mais tarde, resultar em acidentes graves, que custarão caro e poderão, ainda, prejudicar a saúde e o bem-estar das pessoas.

Portanto, investir na manutenção é, também, investir em segurança.

Para se aprofundar no assunto, leia o artigo: Montagem de Subestação Elétrica – O que é? Qual a importância?

3. Eficiência energética

A eficiência energética também pode ser atingida com mais precisão quando um sistema é acompanhado e recebe a manutenção elétrica preventiva de maneira periódica.

Isso porque determinadas falhas elétricas podem ser detectadas precocemente, diminuindo os custos energéticos que poderiam ser gerados por sobrecargas no sistema, por exemplo.

Assim sendo, o sistema, como um todo, tem mais chances de ser bem-sucedido, uma vez que toda a sua infraestrutura e seus devidos componentes estão em bom funcionamento.

Se você é de Navegantes, consulte esta página: Instalações Elétricas em Navegantes.

4. Correção precoce de danos e falhas

Por fim, como mencionamos no decorrer de todo este texto, a correção precoce de danos e falhas também é uma das vantagens da manutenção elétrica preventiva.

Quanto antes pudermos consertar pequenos impasses presentes no sistema, menores são as chances de algo “pior” acontecer. Logo, há redução de custos e eleva-se a segurança dos sistemas como um todo, inclusive no longo prazo.

Quem contratar para fazer Manutenção Elétrica Preventiva?
Quem contratar para fazer Manutenção Elétrica Preventiva?

Quem contratar para fazer Manutenção Elétrica Preventiva?

Agora que você já sabe o que é a manutenção elétrica preventiva e pôde compreender que ela deve ser feita de acordo com a complexidade de um sistema elétrico, é hora de contratar esse serviço para elevar a segurança no seu empreendimento ou indústria, por exemplo.

Para isso, você pode contar com a equipe da ABJ Elétrica! Nosso time de especialistas atua na manutenção preventiva para Instalações Elétricas em Blumenau e oferece a você tudo o que é necessário para ter um bom desempenho elétrico no seu sistema. Entre em contato conosco agora mesmo e agende a sua manutenção elétrica preventiva.

Manutenção Elétrica Preventiva
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Instalações Elétricas em Blumenau
Redator do Site ABJ Soluções Elétricas

Com profissionais qualificados e especialistas no ramo de instalação e manutenção elétrica em Blumenau, utilizamos equipamentos de ponta para melhor atender aos nossos clientes. Temos como objetivo promover a você a melhor experiência, garantindo um excelente custo-benefício e, acima de tudo, a segurança nos seus sistemas energizados.