Instalações Elétricas em Blumenau SC

O que é uma Instalação Elétrica de Baixa Tensão? Entenda!

Instalação Elétrica de Baixa Tensão
Sumário

Neste artigo, você vai entender o que é uma instalação elétrica de baixa tensão e como ela é utilizada em projetos elétricos. Afinal, os projetos elétricos precisam ser constituídos de maneira eficaz e organizada, de modo que ele seja seguro e eficiente.

As correntes elétricas, por sua vez, são responsáveis diretas por manter os equipamentos funcionando na sua capacidade ideal e sem prejudicar o funcionamento. A ABJ Elétrica vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Continue lendo.

Conheça também nossos serviços de Instalações Elétricas em Navegantes SC.

Instalação Elétrica de Baixa Tensão
Instalação Elétrica de Baixa Tensão

O que é uma Instalação Elétrica de Baixa Tensão

Uma instalação elétrica de baixa tensão é um tipo de instalação que corresponde a uma corrente alternada igual ou inferior a 50-1000 Vca. Ou no caso da corrente contínua, pode ser de 120-1500 Vcc.

Esse tipo de tensão é ideal para vários tipos de aplicações. Principalmente aquelas que têm o seu limite de tensão baixo ou limitado a uma tensão específica. A instalação elétrica de baixa tensão está limitada a um sistema chamado circuito. Esse circuito, por sua vez, é limitado à corrente de baixa tensão que a instalação foi feita.

No entanto, para garantir o pleno funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão é preciso que haja uma coordenação profissional e segura. Tanto profissionais quanto equipamentos devem ser selecionados de maneira que a instalação seja segura e eficiente do ponto de vista de performance e segurança para o usuário.

Para escolher uma empresa com credibilidade, que trabalha de maneira efetiva, contrate a ABJ Elétrica, especializada em Instalação Elétrica em Blumenau.

Onde a instalação elétrica de baixa tensão é utilizada

Ao entender o que é uma instalação elétrica de baixa tensão, automaticamente, você entende que esse tipo de instalação é limitada a um número de Vca/Vcc. Logo, ela é indicada para alguns tipos de aplicações.

A instalação de baixa tensão pode ser usada em circuitos internos e externos, tanto residenciais quanto de comércios ou até mesmo em empresas. Afinal, tudo vai depender da demanda energética do projeto elétrico. E com isso, se pode definir as melhores alternativas e caminhos para que a instalação fique segura e adequada.

Portanto, ao decidir pela instalação de alta ou baixa tensão, o profissional deve ponderar todos os tipos de usos e rotinas do ambiente. Por isso a importância de contar, sempre, com um profissional capacitado para realizar as instalações elétricas.
Para saber mais, leia o artigo: Instalação Elétrica Predial: O que é? Como funciona?

O que é uma Instalação Elétrica de Baixa Tensão?
O que é uma Instalação Elétrica de Baixa Tensão?

Norma que rege a instalação elétrica de baixa tensão

Todas as instalações elétricas são regidas por uma norma que regulamenta métodos, processos e práticas em geral. A instalação elétrica de baixa tensão é regida pela norma  ABNT NBR 5410. 

Essa norma se refere às instalações elétricas de baixa tensão para vários tipos de ambientes, como por exemplo: áreas industriais, edifícios, residências, comércios, etc.

Portanto, é muito importante que o profissional que vai fazer a instalação de baixa tensão seja certificado e entenda tudo sobre a ABNT NBR 5410. Caso contrário, alguns problemas podem aparecer. Inclusive, problemas relacionados à aprovação e certificação da segurança do imóvel, se este estiver sendo construído do zero ou mesmo esteja sendo reformado.

Contrate uma equipe qualificada e profissional para atender todas as necessidades de uma instalação elétrica segura e eficiente para as necessidades daquele ambiente. Entre em contato com a ABJ Elétrica, especializada em Instalações Elétricas em Blumenau.

Diferença da Instalação Elétrica de Baixa Tensão e Alta Tensão

A principal diferença na instalação de alta e baixa tensão está na necessidade de consumo dos equipamentos. Algumas redes demandam de uma tensão mais alta, enquanto que outras, de uma tensão mais baixa. O mais importante é encontrar um profissional adequado para criar um projeto de acordo com as necessidades energéticas.

Instalação Elétrica de Baixa Tensão

De maneira geral, em instalações de alta e média tensão, as instalações devem ter cargas superiores a 1000 Vca e 1500 Vcc. Enquanto que nas instalações de baixa tensão, a carga é igual ou inferior a 50-1000 Vca.

Leia este conteúdo: Instalação Elétrica Industrial – O que é? Qual a importância? Quem contratar? e se aprofunde mais no tema deste artigo.

Cuidados na hora de manter a Instalação Elétrica de Baixa Tensão

Assim como toda rede elétrica, a rede de baixa tensão deve ser mantida de maneira adequada. Por exemplo, deve haver manutenções constantes e equipamentos adequados para aquelas tensões específicas.

Veja alguns cuidados na hora de manter a instalação elétrica de baixa tensão:

  • Manutenções preventivas.
  • Troca de equipamentos gastos.
  • Projeto elétrico adequado.
  • Produtos certificados.
Cuidados na hora de manter a Instalação Elétrica de Baixa Tensão
Cuidados na hora de manter a Instalação Elétrica de Baixa Tensão

Manutenções Preventivas

As manutenções preventivas devem acontecer não só em redes de baixa tensão. Mas também, em redes de tensões altas. Afinal, a manutenção preventiva garante uma série de benefícios para a rede como um todo. Um desses benefícios é a baixa carga de manutenção e custos com trocas e reparos. Afinal, prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo?

Portanto, uma rede de baixa tensão deve receber previsões constantes e de acordo com os relatórios do projeto elétrico. Troca de equipamentos ou mesmo check ups devem acontecer dentro de uma rotina.

Contrate a ABJ Elétrica, especializada em Instalações Elétricas em Blumenau, e disponha de profissionais qualificados para aplicar de maneira adequada as manutenções preventivas.

Troca de equipamentos gastos

A troca dos equipamentos gastos deve acontecer, preferencialmente, antes de eles ficarem gastos. Existe uma vida útil adequada para cada tipo de equipamento e ela deve ser respeitada. Caso contrário, não há como garantir a eficiência de um equipamento elétrico, por exemplo.

Por isso, a equipe elétrica deve se atentar para prazos de trocas e então fazer os ajustes necessários quando há necessidade.

Se você é de Navegantes, consulte esta página: Instalações Elétricas em Navegantes.

Projeto elétrico adequado

Um projeto elétrico adequado garante não só a eficiência da rede. Mas também, a segurança dela. Isto é, cada projeto elétrico deve ser único e pensado exclusivamente para aquele ambiente e suas necessidades energéticas.

Não há como “duplicar” projetos elétricos, já que isso não garantiria performance e nem sempre seria a instalação mais indicada para determinado projeto.

Veja também o artigo: Instalação Elétrica Comercial – O que é? Qual a importância? Quem contratar?

Qual a diferença entre Instalação Elétrica de Baixa e Alta Tensão?
Qual a diferença entre Instalação Elétrica de Baixa e Alta Tensão?

Produtos certificados

E por fim, um projeto elétrico de baixa, média ou alta tensão deve ser sempre baseado em produtos certificados. Isto é, produtos de alto desempenho, eficiência e segurança. Nunca use produtos baratos demais ou que não seguem normas e regras estabelecidas pela ABNT NBR 5410.

Conte com a equipe da ABJ Soluções Elétricas para garantir o melhor desempenho e segurança de suas instalações elétricas. Seja uma instalação elétrica predial ou uma instalação elétrica industrial, saiba que a ABJ está aqui para ajudar com o que você precisar.

Entre em contato para fazer um orçamento e entender um pouco mais sobre o nosso compromisso com a segurança e eficiência do seu projeto elétrico.

Se você é de Itajaí, consulte esta página: Instalações Elétricas em Itajaí SC

Instalação Elétrica de Baixa Tensão
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Instalações Elétricas em Blumenau
Redator do Site ABJ Soluções Elétricas

Com profissionais qualificados e especialistas no ramo de instalação e manutenção elétrica em Blumenau, utilizamos equipamentos de ponta para melhor atender aos nossos clientes. Temos como objetivo promover a você a melhor experiência, garantindo um excelente custo-benefício e, acima de tudo, a segurança nos seus sistemas energizados.