Instalações Elétricas em Blumenau SC

Qual Importância do Aterramento Elétrico?

Importância do Aterramento Elétrico
Sumário

A importância do aterramento elétrico se deve ao fato de que esse tipo de procedimento garante segurança, longa vida útil aos equipamentos e até mesmo uma redução de custos. 

Porém, muitas pessoas acabam negligenciando esse cuidado importante, por não conhecerem, exatamente, o funcionamento de um aterramento.

Por conta disso, fizemos este guia detalhado com tudo o que você precisa saber sobre esse importante assunto. Acompanhe!

Qual a importância do aterramento elétrico?
Qual a importância do aterramento elétrico?

O que é um Aterramento Elétrico?

Podemos descrever o aterramento elétrico como uma ligação elétrica feita de um equipamento à terra, a partir do uso de condutores específicos de eletricidade. 

Dessa maneira, as cargas elétricas que poderiam ficar acumuladas no equipamento, como por exemplo, nas partes metálicas de um computador, serão conduzidas para a terra, por meio de componentes instalados estrategicamente para esse fim.

Deseja conhecer uma boa empresa para fazer o aterramento elétrico da sua empresa? Entre em contato com a ABJ SoluçõesInstalações Elétricas em Blumenau

Como funciona um aterramento elétrico?

Basicamente, o sistema funciona da seguinte forma:

  • Uma viga é cravada na terra, para que o aterramento seja feito.
  • A partir dela, liga-se um fio que percorre todo o empreendimento, que pode ser um prédio, uma casa, etc.
  • Esse fio é o responsável por conduzir as variações de tensões elétricas e a energia que poderia sobrecarregar determinados equipamentos, levando-os até a viga cravada na terra. 

Sendo assim, o fio irá conduzir essa energia para a terra, impedindo que os equipamentos sejam danificados e que as pessoas possam sofrer por conta de choques em aparelhos domésticos, por exemplo.

Obviamente, essa é uma explicação simplista do aterramento, apenas para que você possa compreender as principais premissas por trás desse tipo de procedimento elétrico.
Acompanhe também o artigo: O que é uma Instalação Elétrica de Baixa Tensão? Entenda!

O que é um aterramento elétrico?
O que é um aterramento elétrico?

Qual a importância do aterramento elétrico?

Agora que você já compreendeu como funciona esse procedimento, pode ser que esteja com dúvidas com relação à importância do aterramento elétrico, não é mesmo? 

Abaixo trouxemos alguns apontamentos que podem lhe ajudar a compreender os motivos pelos quais esse aterramento é indispensável nos mais diversos tipos de obras e construções:

1. Diminui-se a carga elétrica na “carcaça” do equipamento

Um equipamento comum que conta com uma “carcaça” metálica, como por exemplo, um computador que contenha uma estrutura de metal, pode sofrer com cargas elétricas caso não seja feito o aterramento na residência e o equipamento não conte com a tomada de 3 pinos (o terceiro pino é o que conduz para o aterramento).

Essas cargas podem tornar o uso do equipamento muito desconfortável, uma vez que o indivíduo pode ter dificuldades para, por exemplo, plugar um cabo USB nesse computador. Afinal, ao tocar o equipamento em alguma parte metálica, poderá sofrer com choques e desconfortos.
Aprofunde-se mais no tema, leia o artigo: Manutenção Elétrica Preventiva – Quando fazer?

O aterramento elétrico proporciona redução de custos
O aterramento elétrico proporciona redução de custos

2. Impede que o usuário tome um choque – que poderia ser danoso

A importância do aterramento elétrico também associa-se com o ponto que destacamos acima: o intuito desse procedimento é impedir que o usuário tome um choque.

Afinal, em muitos casos, esse choque poderia ser danoso para a saúde e o bem-estar da pessoa, ainda mais se considerarmos indivíduos com a saúde debilitada, por exemplo.

Se você é de Itajaí, consulte esta página: Instalações Elétricas em Itajaí SC

Importância do Aterramento Elétrico

Sendo assim, aterrar um empreendimento é oferecer mais segurança para as pessoas que irão manusear equipamentos elétricos.

Conheça a ABJ SoluçõesInstalações Elétricas em Blumenau e contrate-a para fazer o aterramento elétrico da sua empresa.

3. Aumenta a vida útil do equipamento

A vida útil do equipamento também pode ser beneficiada. Isso porque as correntes elétricas que passam indiscriminadamente pelos componentes do equipamento, como no caso do computador que exemplificamos anteriormente, pode sobrecarregar determinados elementos.

Essa sobrecarga, com o passar do tempo, pode resultar em danos na estrutura do equipamento, fazendo com que a vida útil de um computador venha a ser diminuída.

Por isso, a importância do aterramento elétrico associa-se com o aumento da durabilidade de determinados eletrodomésticos na sua casa, por exemplo.

Veja também: Montagem de Painéis Elétricos – O que é? Qual a importância? Onde encontrar profissionais?

4. Redução de custos com a troca de equipamentos

Se você tivesse que trocar de computador de uma forma relativamente constante e frequente, apenas porque ele sofreu danos com as sobrecargas elétricas, o quanto isso pesaria no seu orçamento? Pois é!

A falta do aterramento elétrico pode acarretar em um aumento de custos, uma vez que será necessário lidar com falhas e sobrecargas em sistemas, de tempos em tempos, necessitando de ajustes, trocas e manutenções mais recorrentes.

Em contrapartida, com um aterramento bem feito esse problema poderá ser minimizado. Afinal, não haverá sobrecargas nos componentes dos equipamentos, que poderão manter a sua integridade por mais tempo. Para minimizar os custos com um aterramento elétrico malfeito, deve-se levar em consideração a contratação de um excelente profissional.

Se você é de Navegantes, consulte esta página: Instalações Elétricas em Navegantes.

5. Contribui para o funcionamento adequado dos equipamentos

Da mesma maneira que a importância do aterramento elétrico relaciona-se com a proteção dos equipamentos elétricos, ela também associa-se com o fato de que o aterramento pode contribuir para o bom funcionamento dos componentes presentes em uma estrutura de um equipamento.

Isto é, quando a carga de energia é adequada às necessidades do material em questão, as chances de ocorrer um bom funcionamento são maiores.

Em contrapartida, a sobrecarga pode acabar prejudicando o desenvolvimento de diversas funções dos equipamentos, reduzindo a sua qualidade, eficiência e, como mencionamos anteriormente, a sua vida útil.
Leia também o artigo: Montagem de Painéis: O que é? Qual a importância?

Como funciona um aterramento elétrico?
Como funciona um aterramento elétrico?

Conte com a ABJ Elétrica na hora de fazer o aterramento elétrico da sua obra!

Agora que você pôde compreender a importância do aterramento elétrico, sabe quais são os benefícios que esse procedimento traz e compreendeu o valor que esse cuidado oferece aos seus equipamentos elétricos, chegou a hora de fazer o seu projeto de aterramento.

Com a ABJ SoluçõesInstalações Elétricas em Blumenau você poderá ficar tranquilo! Seu aterramento elétrico será desenvolvido de acordo com as necessidades da sua casa, empresa, indústria, empreendimento, etc.

Nossa equipe de especialistas conta com anos de experiência neste ramo de atuação, sempre visando o crescimento e o desenvolvimento, por meio da implementação de tecnologias e ações atuais e eficientes. Acesse o nosso site e solicite o seu orçamento! Estamos à disposição para bem atendê-lo.

Importância do Aterramento Elétrico
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Instalações Elétricas em Blumenau
Redator do Site ABJ Soluções Elétricas

Com profissionais qualificados e especialistas no ramo de instalação e manutenção elétrica em Blumenau, utilizamos equipamentos de ponta para melhor atender aos nossos clientes. Temos como objetivo promover a você a melhor experiência, garantindo um excelente custo-benefício e, acima de tudo, a segurança nos seus sistemas energizados.